quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jornal da Energia

Hidrelétrica de Estreito conclui obra de tomada d´água
Consórcio avança na montagem das turbinas da usina, que deve iniciar geração ainda neste trimestre
Da redação

A Consórcio Estreito Energia (Ceste) anunciou nesta quarta-feira (26/1) a conclusão das obras da tomada d´água da hidrelétrica de Estreito (1.087MW) - estrutura responsável por captar a água e, consequentemente, fazer girar as turbinas da planta. Formada por paredes de concreto, a estrutura acomoda as comportas de manutenção das oito unidades geradoras de energia do empreendimento.
Localizada na margem direita do canteiro da usina, que está sendo construída no rio Tocantins, no Maranhão, a tomada d´água possui 24 vãos - três para cada unidade geradora. A estrutura tem 358,5 metros de comprimento e 40 de altura.
?A função principal dessa enorme estrutura é manter o abastecimento de água para operação da turbina e a sua geração de energia?, explica o gerente geral do canteiro de obras do Ceste, Adalberto Rodrigues. Ele acrescenta que antes da tomada d?água ser ocupada pelas águas, foram feitos os testes de vedação das comportas stop logs. Só depois de concluídos, a ensecadeira (estrutura provisória de terra utilizada para conter a água) que protegia a construção foi retirada.
Outra estrutura que tem suas obras em ritmo avançado é a casa de força, onde ficarão localizadas as unidades geradoras. Na usina de Estreito, serão instaladas oito turbinas do tipo Kaplan, cada uma com 135,8MW.
Depois de passar pelo teste denominado run-out (teste de giro a seco da turbina), a unidade geradora 01 começou a ser fechada. Adalberto Rodrigues esclarece que o procedimento é necessário para que seja possível ver se está tudo certo com a montagem mecânica, alinhamento e a verticalidade da máquina. ?Os resultados foram os esperados?, completa o gerente.
O Consórcio Estreito Energia é formado por Tractebel Energia (40,07%), Vale (30%), Alcoa (25,49%) e Camargo Corrêa (4,44%). A previsão do grupo é de que a geração de energia tenha início ainda neste trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário