quarta-feira, 4 de abril de 2012

Energia Canal Energia

Itaipu bate recorde com produção de 24,7 milhões de MWh em três meses
Energia produzida poderia abastecer o Paraguai por dois anos e três meses
Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção
03/04/2012
A Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu bateu recorde de geração de energia em 2012. De janeiro até o final de março, a hidrelétrica produziu um total de 24.720.761 MWh. A produção foi a maior desde que a usina entrou em operação, superando até a geração dos três primeiros meses de 2008, quando Itaipu bateu recorde anual de produção, chegando a um total de 94,6 milhões de MWh.
A energia produzida neste primeiro trimestre de 2012 seria suficiente para abastecer o Paraguai por dois anos e três meses. Poderia suprir ainda o consumo de uma cidade do porte de Curitiba por cinco anos, o estado do Paraná por um ano, a Região Sul por quatro meses e a cidade de São Paulo por 10 meses.
Outro fator importante é que o resultado positivo do trimestre é seguido pela volta da operação da unidade geradora 06 em 20 de março. Com a U6 reconectada ao sistema elétrico, Itaipu volta a dispor de suas 20 unidades geradoras. Juntas, elas somam uma potência instalada de 14 mil MW. O desafio e a meta da usina agora é superar a produção de 2008 e chegar nos próximos anos à marca de 100 milhões de MWh. Em 2011, Itaipu atendeu 17% do consumo brasileiro e 73% do Paraguai.
De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu e diretor técnico, Jorge Samek, as atuais condições hidrológicas têm sido favoráveis nos primeiros meses do ano. Outro fator importante é que a demanda por energia permanece aquecida, tanto no Brasil quanto no Paraguai, os dois sócios no empreendimento. Um reflexo direto do cenário econômico positivo dos dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário