sexta-feira, 15 de março de 2013

Energia

Jornal da Energia, 15/03/13
Presidente da Eletrobras apresenta esboço de plano de reestruturação ao MME
Costa Neto esteve em reunião com o ministro Edison Lobão nesta quinta 14/03
Por Fabíola Binas, com informações da Agência Brasil

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto esteve na tarde desta quinta-feira (14/3) no Ministério de Minas e Energia (MME), para apresentar, ao ministro Edison Lobão, o primeiro esboço da estratégia de reestruturação da companhia. O plano surgiu da necessidade de adaptar a estatal ao novo cenário do setor após a Medida Provisória 579, que dispõe sobre a renovação das concessões e a redução das tarifas de energia.

Contatada pelo Jornal da Energia, a assessoria da estatal confirmou que o executivo se encontrava em reunião no ministério até o início da noite, mas não forneceu detalhes sobre o assunto. Porém, Costa Neto já havia afirmado no mês passado que o esboço do plano de reestruturação estaria quase pronto, e que a apresentação ao governo aconteceria no início deste mês. Segundo o presidente da empresa, a ideia era focar em uma redução de gastos da ordem de 30%, com o intuito de obter um aumento de receitas na mesma proporção. Além disso, uma nova estrutura de negócios seria sugerida, de modo que ela pudesse obter um ganho substancial de eficiência.

O mercado chegou a cogitar que a Eletrobras venderia parte de suas distribuidoras, porém o presidente da companhia apenas mencionou que ofereceria "diversas opções para que o governo escolha”. Após a aprovação do governo, acionista controlador, o plano ainda tem que ser apreciado pelo conselho de administração da empresa.

Hoje, os papéis da companhia apresentaram forte queda no pregão desta quinta-feira da BM&FBovespa. As ações ON (ELET3) caíram 4,55%, a R$6,92. AS PNBs, por sua vez, retraíram 3%, negociadas a R$12,28.

Distribuição

A Eletrobras comunicou hoje a abertura de uma licitação internacional para implementação do Projeto Energia+, que conta com recursos do Banco Mundial, para desenvolver ações para objetivo de melhorar o desempenho e a gestão das subsidiárias de distribuição. A empresa chegou a realizar audiências públicas representantes de fornecedores para esclarecer dúvidas e receber contribuições sobre o fornecimento e implantação de infraestrutura de medição avançada, entre outros aspectos técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário