terça-feira, 7 de maio de 2013

Energia

Canal Energia
Indígenas continuam ocupação do canteiro de Belo Monte
Grupo reivindica consulta prévia e suspensão de obras e estudos relacionados às barragens nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires
Pedro Aurélio Teixeira, da Agência Brasil , Meio Ambiente
06/05/2013

Um dos canteiros de obras da usina de Belo Monte (PA- 11.233 MW) continua ocupado por indígenas nesta segunda-feira, 6 de maio. Na última quinta-feira, 2 de maio, um grupo de várias etnias indígenas invadiu o canteiro do sítio Belo Monte. De acordo com informações do Consórcio Construtor de Belo Monte, os outros canteiros seguem funcionando normalmente. Os invasores reivindicam a regulamentação da consulta prévia e a suspensão imediata de todas as obras e estudos relacionados às barragens nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires.

Ainda segundo o consórcio, no fim de semana houve a visita de um representante do governo federal ao canteiro da usina, mas as negociações para a retirada dos índios não avançaram. Os invasores teriam prometido uma lista de reivindicações, que não chegou a ser enviada. A Força Nacional de Segurança está presente no canteiro desde a última sexta-feira, 3 de maio, para preservar o patrimônio da obra e a integridade física dos cerca de 4 mil trabalhadores alojados no canteiro. O manifestantes não indígenas foram retirados do local.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário