quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jornal da Energia

Angra 1 tem novo desligamento
Usina ficou desconectada do SIN por mais de 7 horas
Da redação

A usina nuclear Angra 1 foi desligada automaticamente do Sistema Interligado Nacional (SIN), na manhã da última segunda-feira (06/05), em função da atuação da proteção de um transformador auxiliar, externo à usina. A atuação foi provocada pela presença de umidade em uma das caixas terminais elétricas desse sistema de proteção.

Segundo a Eletronuclear, a caixa terminal foi trocada, e Angra 1 foi religada às 14h59 do mesmo dia. No início da tarde desta terça-feira, (07/05), de acordo com os dados operacionais disponibilizados pela empresa em seu portal, a produção da usina indicava 600MW, de uma capacidade total de 640MW.

Esse foi o terceiro desligamento imprevisto de Angra e o perigo de o fato se repetir já preocupa a Eletronuclear. O último, em 18 de abril, foi provocado pelo desarme, automático causado por um problema eletrônico no sistema de instrumentação e controle da usina.

Angra 2

A usina foi desconectada do SIN no dia 4 de maio para reabastecimento de combustível, conforme parada progamada. A perspectiva é de que Angra 2 volte a gerar energia em cerca de 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário