quinta-feira, 21 de junho de 2012

Energia

Jornal da Energia, 21/06/12
Mundo precisaria de US$1 tri para universalizar energia, estima Eletrobras

Valor levaria luz a 1,5 bilhão de pessoas até 2030
Da redação
Durante a abertura oficial da Conferência Rio+20, o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto, fez uma estimativa sobre os recursos que seriam exigidos para levar energia elétrica a cerca de 1,5 bilhão de pessoas que ainda não têm acesso a luz no mundo.
”Pela experiência brasileira, acredito que sejam necessários investimentos da ordem de US$ 1 trilhão”, estimou Costa Neto, com base em um cronograma que contemplaria a eletrificação total até 2030.
O executivo disse ter a expectativa de que sejam formuladas, na conferência, propostas para levar energia elétrica à população excluída desse serviço. O presidente da Eletrobras revelou que, entre as propostas geradas pelo evento da Organização das Nações Unidas, estão o incentivo para o aumento da participação de energias renováveis na matriz de 13% para 30%, além do aumento da eficiência energética no mundo.
“São pontos em que o Brasil possui grande experiência”, ressaltou, ao lembrar que a matriz nacional tem participação de 45% de energia limpa. Costa Neto também pontou que o País se tornou um player importante na defesa da universalização do acesso ao executar o programa Luz para Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário