quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Energia

Jornal da Energia, 10/10/12
Para especialista da Unesp, problema em Furnas foi pontual
Canesin ressalta, porém, que o país precisa aumentar capacidade de geração e transmissão urgentemente
Por Fabíola Binas
Ao analisar a pane ocorrida em uma subestação de Furnas, na última quarta-feira (3/10), que provocou interrupção do fornecimento de energia em parte das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte do país, um especialista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), analisou que a ocorrência não está relacionada à problemas com a demanda.
“O fato não tem nada a ver com a demanda, visto que ela, no contexto nacional, estava dentro da capacidade”, comentou Carlos Alberto Canesin, especialista em engenharia elétrica da Unesp de Ilha Solteira, ao acrescentar que, apesar de não ter feito uma investigação mais profunda a respeito, os indícios apontam para um problema local da rede de distribuição.
Em declarações dadas ao Podcast da Unesp, ele lembrou que mesmo que a ocorrência não tenha tido relação com a questão da demanda, o país, passa por uma necessidade urgente do aumento da capacidade. “As questões que envolvem isso demandarão no futuro próximo ampliação significativada nossa capacidade de geração e transmissão.”, disse.
Canesin crê na necessidade de que sejam exploradas as fontes disponíveis, como os grandes complexos hidrelétricos. “Existem projetos que estão há décadas em discussão e planejamento, com uma lenta execução das obras”, afirmou ao listar que entre os entraves, está a legislação imposta pelo país e as questões sociais de impacto ambiental. “O país tem que ter a determinação de que esta fonte tem que ser explorada e colocada ao bem do serviço público”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário