segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Energia

Jornal da Energia, 20/10/12
Aneel pode aprovar edital de leilão pré-Belo Monte na próxima semana
Se a agência reguladora não alterar as cláusulas de vedação de participação, Chesf, Furnas e Eletronorte ficarão fora do certame
Da redação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui na pauta da reunião ordinária da próxima terça-feira (23/10) a aprovação do edital de transmissão n°7/2012. O certame é um dos mais esperados do ano, pois nele será licitado os sistemas estruturantes para o escoamento da energia gerada pela hidrelétrica Belo Monte (11.233MW), em construção no rio Xingu, no Pará.
O edital do próximo leilão de transmissão, que passou por audiência pública, trouxe uma novidade que limita a participação de empresas que registram problemas frequentes com cronogramas de obras.
Durante reunião do dia 11 de julho, o diretor Julião Coelho, relator do processo, destacou que seria vedada a participação no certame, individualmente ou em consórcio com participação superior a 10%, os agentes que apresentaram atraso médio superior a 180 dias, considerando projetos em andamentos e concluídos nos últimos três anos, e, ao mesmo tempo, acumular três ou mais penalidades já transitadas em julgado.
Dessa forma, Chesf, Furnas e Eletronorte seriam algumas das empresas que ficariam de fora do leilão, que ofertará oito lotes, sendo que os lotes de A e G, que demandarão R$2,8 bilhões de investimento, são as linhas conhecidas como Pré-Belo Monte.
O lote A é formado por seis subestações em 500kv e 1.816 quilômetros de linhas. As instalações passaram pelos Estados de Tocantins, Piauí e Bahia. Já o lote G é composto por três linhas, que somam 961 quilômetros. Essas instalações passaram pelos Estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário