terça-feira, 23 de outubro de 2012

Energia

Jornal da Energia, 23/10/12
Desligamentos de LTs causam interrupção de carga de 1GW na sexta (19), aponta ONS
Como resultado, parte da capital Federal ficou aproximadamente 1h30 sem luz
Por Wagner Freire
O Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) da última sexta-feira (19/10) aponta que Brasília ficou sem energia por causa de uma sequência de desligamentos automáticos em linhas de transmissão conectadas à subestação Samambaia, de responsabilidade da Eletrobras Furnas.
Segundo o IPDO, ocorreram duas interrupções sequênciais, a primeira iniciada às 14h30 e a segunda às 15h19. No total houve uma interrupção de aproximadamente 1GW de cargas. As causas ainda não foram identificadas, informa o boletim elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em nota, Furnas esclarece que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida nesta sexta no Distrito Federal não é de responsabilidade da empresa. "O desligamento teve início em uma linha da Companhia Energética de Brasília (CEB), de Samambaia para Brasília Norte, que posteriormente provocou o desligamento das três linhas, também de propriedade da CEB, que ligam as subestações de Brasília-Sul (de Furnas) à Subestação de Brasília-Norte (da CEB)", escreve.
Histórico
Ás 14h30min ocorreu o primeiro desligamento automático da Barra B2 de 345kV da Subestação Samambaia. Na sequência, as linhas de transmissão Samambaia-Bandeirante C2 e Samambaia - Brasília Sul C2 também foram desenergizadas. Consta ainda o desligamento geral do setor de 138kV da SE Samambaia com consequente corte de energia nas LTs 138kV Samambaia/Rio Vermelho, Samambaia-Monjolo e Samambaia - Brasília Norte. No mesmo instante, segundo o ONS, houve o desligamento automático da LT Brasília Sul/Ceilândia Sul C1 e c2 e a interrupção da geração da unidade número 2 da hidrelétrica Corumbá IV.
Essa primeira interrupção teve como consequência o corte de 400MW de cargas, sendo 300MW de cargas da CEB e 100 MW da Celg. A normalização dos equipamentos, linhas e cargas foram iniciadas às 14h50, sendo que 40 minutos depois todas as cargas já haviam sido recompostas.
Porém, às 15h19 ocorreu um segundo desligamento automático das LTs 138kV Brasília Sul/Brasília Norte C1, C2 e C3 e Samambaia/Brasília Norte. Ao mesmo instante, de acordo com o ONS, ocorreu o desligamento automático da unidade de geração número 2 da hidrelétrica Corumbá III.
Nesta interrupção, 600MW de cargas deixaram de ser transmitidas, sendo 570MW da CEB e 30MW da Celg. A normalização foi iniciada às 15h30 e concluída às 16h03. Neste horário, "todas as cargas já haviam sido recompostas", garante o operador nacional.
As hidrelétricas Corumbá IV e Corumbá III têm, respectivamente, 127MW e 93,6 MW de potência instalada. Ambas estão localizadas no município de Luziânia, em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário